domingo, 2 de outubro de 2011

O namoro na adolescência - Atividade de interpretação

Um namoro, para acontecer de forma positiva, precisa de vários ingredientes: a começar pela família, que não seja muito rígida e atrasada nos seus valores, seja conversável, e, ao mesmo tempo, tenha limites muito claros de comportamento. O adolescente precisa disto, para se sentir seguro. O outro aspecto tem a ver com o próprio adolescente e suas condições internas, que determinarão suas necessidades e a própria escolha. São fatores inconscientes, que fazem com que a Mariazinha se encante com o jeito tímido do João e não dê pelota para o herói da turma, o Mário. Aspectos situacionais, como a relação harmoniosa ou não entre os pais do adolescente, também influenciarão o seu namoro. Um relacionamento em que um dos parceiros vem de um lar em crise, é, de saída, dose de leão para o outro, que passa a ser utilizado como anteparo de todas as dores e frustrações.

Geralmente, esta carga é demais para o outro parceiro, que também enfrenta suas crises pelas próprias condições de adolescente. Entrar em contato com a outra pessoa, senti-la, ouvi-la, depender dela afetivamente e, ao mesmo tempo, não massacrá-la de exigências, e não ter medo de se entregar, é tarefa difícil em qualquer idade. Mas é assim que começa este aprendizado de relacionar-se afetivamente e que vai durar a vida toda.

SUPLICY, Marta. A condição da mulher. São Paulo: Brasiliense, 1984.

1. Para um namoro acontecer de forma positiva, o adolescente precisa do apoio da família. O argumento que defende essa idéia é

(A) a família é o anteparo das frustrações.

(B) a família tem uma relação harmoniosa.

(C) o adolescente segue o exemplo da família.

(D) o apoio da família dá segurança ao jovem.

2. O que é necessário para que um namoro aconteça de forma positiva?

3. Em “O adolescente precisa disto, para se sentir seguro.” a que se refere a palavra destacada?

4. “O outro aspecto tem a ver com o próprio adolescente e suas condições internas”. O que são exemplos dessas condições internas que podem influenciar no namoro adolescente?

5. Quais são seus critérios de escolha de um namorado ou namorada?

6. De que forma a família pode influenciar no relacionamento adolescente?

7. Analise sintaticamente as seguintes orações:

“Mariazinha se encante com o jeito tímido do João”

“O outro passa a ser utilizado como anteparo de todas as dores e frustrações.”

“esta carga é demais para o outro parceiro”

“...e não ter medo de se entregar, é tarefa difícil em qualquer idade.”

8. Conte agora uma experiência de relacionamento que você teve. observando a clareza de seu texto visando o entendimento de quem vai lê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário