quinta-feira, 30 de junho de 2011

GRAMATICOLÂNDIA

GRAMATICOLÂNDIA

Gramaticolândia era um país em que todos dependiam de todos, mas nem os poderosos “Verbos”, nem os oprimidos “artigos” e “numerais” sabiam disso.

Os “Verbos” trabalhavam ocasionalmente nos livros, a única riqueza do país, e eram bem remunerados pelo que faziam, enquanto os “artigos” e os “numerais” trabalhavam em quase todas as frases para garantir a sobrevivência.

Então, num dia de muito sol, surge a ideia da paralisação da fábrica pelos operários – os “artigos” e os “numerais”. Os patrões “Verbos” descobriram o plano e mandaram à prisão todos os operários. As poucas coisas que eles tinham foram confiscadas e suas famílias simplesmente desapareceram. Ao saber disso, os “artigos” e os “numerais” cometeram suicídio coletivo, ainda no cárcere. Os “Verbos” não deram importância ao fato, como era de se esperar.

Acontece que, sem os “artigos” e os “numerais”, o país viveu uma situação de completo caos. A classe média, formada pelas outras classes de palavras, começou a sentir a queda do padrão a cada dia. Com a queda do padrão, a classe se revoltou contra os “Verbos”, o que resultou na queda dos mesmos.

Com a queda os “Verbos” ( escritos hoje em dia com letra minúscula), teve de acontecer uma reforma total do regime. Foi adotado um regime onde não existem classes sociais e todos vivem em cooperação. Gramaticolândia leva, agora, uma vida diferente e melhor que aquela do tempo dos “verbos” opressores.

Agora responda:

1) Quem eram os poderosos? E os operários?

2)Marque com um X apenas as afirmações corretas, de acordo com o texto:
( ) Os verbos não sabiam que dependiam dos artigos numerais.
( ) Os verbos trabalhavam muito nos livros.
( ) Uma das riquezas do país eram os livros.
( ) Os artigos e os numerais tiveram seus bens confiscados.
( ) Com o desaparecimento dos artigos e umerais, o país decaiu.

3) Por que os artigos e os numerais foram presos?

4) Como os verbos reagiram ao suicídio coletivo?

5) Por que as outras classes de palavras se revoltaram?

6) Qual foi o resultado da revolução das classes de palavras?

7) Como é a Gramaticolândia hoje?

Retire do texto:

8) Duas palavras com ditongo:
9) Uma palavra com hiato:
10) Duas palavras com dígrafos:
11) Duas palavras com encontro consonantal:

Diga o número de letras e de fonemas das palavras abaixo.
12) classe- letras: fonemas:

13) gramaticolândia - letras: fonemas

14) riqueza - letras: fonemas:


Circula e classifica os substantivos das frases abaixo.

15/16) Aluna do colégio Rubens Machado.


17/18) Num dia de sol houve a paralisação.


19/20) Gramaticolândia era um país em que todos dependiam de todos.


21/22) O país viveu uma situação de completo caos.


Faça como o modelo: País – países

23) prisão-
24) cárcere-
25) riqueza-

O feminino de pai é mãe:

26) de patrão é:
27) de minhoca é:
28) de artista é:

Dá o singular das frases a seguir.

29) Os tênis que comprei são muito lindos.

30) Marcelle ganhou umas lindas flores do namorado.

“ Recebemos três educações: uma dos pais, uma dos professores e uma do mundo.A terceira. contradiz tudo o que as duas primeiras nos ensinam.”
Montesquieu

Nenhum comentário:

Postar um comentário