Para iniciar a atividade, o professor deverá providenciar cópias da seguinte crônica de Luis Fernando Veríssimo e entregar a cada aluno:
Um homem chega num balcão e tenta chamar a atenção da balconista para atendê-lo:
- Senhorita...
- Um minutinho.
O homem vira-se para um outro do seu lado e diz:
- Ih, já vi tudo.- O que foi?
- Ela disse um minutinho. Quer dizer que vai demorar. No Brasil, um minuto dura sessenta segundos, como em qualquer outro lugar, mas um minutinho pode durar uma hora.
O homem tenta de novo:
- Senhorita...
- Só um instantinho...
- Aí...- O que foi?
- Ela disse um instantinho. Um instantinho demora mais que um minuto. Parece que um minutinho é feito de vários instantinhos, mas é o contrário. Um instantinho contém vários minutinhos.
- Senhorita!
- Só dois segundinhos!
O homem começa a se retirar.
-Aonde é que o senhor vai?
-Ela disse dois segundinhos. Isso quer dizer que só vai me atender amanhã.
Disponível em: http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem04/COLE_3117.pdf
Depois de fazerem a leitura, o professor poderá solicitar a três alunos que dramatizem a crônica, de maneira a deixar o texto bem humorado.
Na sequência, o professor organizará a turma em duplas ou trios. Eles deverão discutir algumas questões referentes à crônica, a saber:
Professor, passe as questões no quadro.
- Por que o homem afirma que quando alguém diz "um minutinho" é sinal de que o atendimento vai demorar?
- Pelo siginificado das palavras "instante", "minuto", "segundo", o atendimento seria demorado?
- Por que o autor preferiu usar as palavras "instantinho", "minutinho", "segundinho"; em vez de "instante", "minuto", "segundo"?
- Você já vivenciou situação parecida?
- Dê exemplos de palavras acrescidas do sufixo "-inho" que não indicam outros efeitos de sentido.
Depois de discutidas as questões em trio, o professor deverá perguntá-las a toda a turma, que responderá de acordo com o que foi discutido nos grupos.
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