quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pronomes

1. Complete estas frases com os pronomes demonstrativos adequados; se necessário, use-os combinados com preposições.
a) * pincel que tenho em minhas mãos pertenceu a um famoso pintor brasileiro.
b) Por que você anda sempre com * mãos enfiadas nos bolsos?
c) Veja * que tenho * sacola: são laranjas que colhi * pomar ali adiante.
d) Você está vendo * grupo de rapazes lá do outro lado da praça?
e) Por favor, traga-me * pacote que está aí do seu lado.
f) Por favor, ajude-me a carregar * pacotes aqui.
g) Por favor, ajude-me a trazer até aqui * pacotes que estão na outra sala.

2. Nestas frases, os pronomes demonstrativos e suas combinações retomam ou antecipam termos. Complete-as.
a) A única verdade é [coloque aqui o pronome] : ele foi o responsável pelo acidente.
b) Apesar de ter sido o responsável pelo acidente, ele nunca reconheceu [coloque aqui o pronome] fato.
c) Compramos um programa capaz de gerenciar os dados armazenados em nosso micro. Um programa [coloque aqui o pronome] é indispensável ao bom desempenho do equipamento.
d) Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade falam de perto ao meu coração: [coloque aqui o pronome], pela inquietude de sua lucidez; [coloque aqui o pronome], pela feliz simplicidade de sua expressão.

GABARITO DOS EXERCÍCIOS SOBRE PRONOMES

1.
a) este
b) essas
c) isto ou o/nesta/naquele
d) aquele
e) esse
f) estes
g) aqueles

2.
a) esta
b) esse
c) desse
d) este / aquele

Nenhum comentário:

Postar um comentário