quinta-feira, 30 de junho de 2011

CLASSES DE PALAVRAS

CLASSES DE PALAVRAS


O Menino das Meias Vermelhas

Todos os dias, ele ia para o colégio com meias vermelhas. Era um garoto triste, procurava estudar muito, mas na hora do recreio, ficava afastado dos colegas, como se estivesse procurando alguma coisa.
Os outros guris zombavam dele, implicavam com as meias vermelhas que ele usava. Um dia, perguntaram por que o menino das meias vermelhas só usava meias vermelhas.
Ele contou com simplicidade: “No ano passado, quando fiz aniversário, minha mãe me levou ao circo. Botou em mim essas meias vermelhas. Eu reclamei, comecei a chorar, disse que todo mundo ia zombar de mim por causa das meias vermelhas. Mas ela disse que se me perdesse, bastaria olhar para o chão e quando visse um menino de meias vermelhas saberia que o filho era dela.”
Os garotos retrucaram: “Você não está num circo! Por que não tira essas meias vermelhas e joga fora?” Mas o menino de meias vermelhas explicou: _ É que a minha mãe abandonou a nossa casa e foi embora. Por isso continuo usando essas meias vermelhas. Quando ela passar por mim vai me encontrar e me levar com ela.”
Carlos Heitor Cony

RESPONDA:

1) Qual é o personagem principal do texto?

2) Quais são as características desse personagem?

3) Por que os garotos zombavam dele?

4) O menino sempre usava as meias vermelhas, porque?

5) O que aconteceu com a mãe do menino?

Copia do texto:

6/7) Uma palavra com encontro vocálico e classifica em ditongo, tritongo ou hiato.

8/9) Uma palavra que tenha dígrafo e encontro consonantal.

10) Um substantivo abstrato.


11) Uma palavra com quatro letras e três fonemas.

12) Uma palavra em que a letra x tenha som de z,


Qual o som das letras destacadas nas palavras baixo.

13) exigente 15) auxilio
14) caderno 16) característica


Observa:

Um lobo solitário esgueirava-se por entre as árvores quando encontrou um cão muito roliço e bem alimentado.

17/18) As palavras destacadas são substantivos. Quais são substantivos femininos? E quais são substantivos masculinos?


Escreva o substantivo que corresponde:

19) Ao verbo cantar;

20) Ao verbo dançar;

Dá o numero de letras e de fonemas das palavras destacadas nas seguintes frases.

21) Luciano ganhou um carrinho de presente.

22) Vi o lindo nascer do sol na praia.

Completa as frases com o plural dos substantivos destacados.

23) O general mandou os soldados recolherem os lixos do pátio.

........................... mandaram os soldados recolherem os lixos do pátio.

24) A árvore do pátio da escola perdeu todas as folhas.
................................. do pátio da escola perderam todas as folhas.

O feminino de leitão é leitoa.
25) de tigre é
26) de anão é


“Aproveite cada minuto de sua vida, pois o tempo não volta o que volta é à vontade de voltar o tempo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário