quinta-feira, 30 de junho de 2011

interpretação de texto

A ILHA SONHADA

Quando me acontecer alguma pecúnia, passante de um milhão de cruzeiros, compro uma ilha; não muito longe do litoral, que o litoral faz falta; nem tão perto, também, que de lá possa eu aspirar a fumaça e a graxa do porto. Minha ilha (e só de a imaginar já me considero seu habitante) ficará no justo ponto de latitude e longitude, que, pondo-me a coberto de ventos, sereias e pestes, nem me afaste demasiado dos homens nem me obrigue a praticá-los diuturnamente. Porque esta é a ciência e, direi, a arte do bem-viver; uma fuga relativa, e uma não muito estouvada confraternização.

De há muito sonho esta ilha, se é que não a sonhei sempre. Se é que a não sonhamos sempre, inclusive os mais agudos participantes. Objetais-me: “Como podemos amar as ilhas, se buscamos o centro mesmo da ação?” Engajados, vosso engajamento é a vossa ilha, dissimulada e transportável. Por onde fordes, ela irá convosco. Significa a evasão daquilo para que toda alma necessariamente tende, ou seja, a gratuidade dos gestos naturais, o cultivo das formas espontâneas, o gosto de ser um com os bichos, as espécies vegetais, os fenômenos atmosféricos. Substitui, sem anular.

(Carlos Drummond de Andrade)

01) Destaque a seqüência correspondente ao significado das palavras pecúnia (linha 1), estouvada (linha 6) e evasão (linha 10), extraídas do textículo de Drummond:

( ) dinheiro – arrumada – agressivo;

( ) gado – desajeitada – fuga;

( ) gado – arrumada – agressivo;

( ) dinheiro – desajeitada – fuga;

02) A palavra diuturnamente, que aparece no primeiro parágrafo, significa, no texto:

( ) diariamente

( ) soturnamente

( ) prolongadamente

( ) vagarosamente

03) A expressão do texto praticá-los diuturnamente, localizado no primeiro parágrafo, significa:

( ) estar ao lado deles quase todos os dias;

( ) pô-los em prática por largo espaço de tempo;

( ) freqüentá-los por largo espaço de tempo;

( ) freqüentá-los quase diariamente;

04) Segundo o autor, “a ciência” e “a arte de bem viver” consistem em:

( ) fugir da convivência social, sempre detestável;

( ) conviver com os homens por lado espaço de tempo;

( ) fugir da convivência social e de si mesmo;

( ) conviver com os homens com discrição e fraternidade moderada;

05) Para o autor, a melhor maneira de viver é:

( ) evitar totalmente o convívio com seus semelhantes;

( ) conviver com os homens com certa reserva, sem importuná-los e sem perder a vida interior;

( ) conversar com todos, para obter ocasionais vantagens;

( ) integrar-se totalmente na comunidade;

06) Na frase atribuída ao(s) leitor(es) – “Como podemos amar as ilhas, se buscamos o centro mesmo da ação?” – está contida em:

( ) contradição;

( ) hesitação;

( ) surpresa;

( ) supressão;

07) A expressão “pondo-me a coberto de ventos (...)” situada no primeiro parágrafo, equivale a:

( ) protegendo-me de ventos (...)

( ) pondo-me na direção de ventos (...)

( ) cobrindo o meu refúgio para protegê-los de ventos (...)

( ) constringindo-me de ventos (...)

08) Que significa realmente essa ILHA do texto?

( ) um pequeno trecho de terra cercado de água por todos os lados;

( ) um elemento de auto-afirmação;

( ) um refúgio onde se possa encontrar a tranqüilidade interior resultante do encontro do homem consigo mesmo;

( ) um elemento de fuga a si mesmo;

09) Destaque o item verdadeiro de acordo com a crônica lida:

( ) o autor, em um delírio de grandeza, sonha comprar uma ilha só para ele;

( ) o autor sonha comprar uma ilha onde possa viver ociosamente;

( ) o autor “sonha uma ilha” – refúgio onde possa encontrar a tranqüilidade interior resultante do encontro consigo mesmo;

( ) o autor “sonha uma ilha” para pôr-se um pouco afastado de “ventos, sereias e pestes”.

10) Da leitura do texto, concluí-se que o escritor é:

( ) ativo, empreendedor, amante de grandes realizações;

( ) misantropo, casmurro, inimigo do convívio humano;

( ) rico de vida interior, que admite o convívio discreto e não separado com os seus semelhantes;

( ) alegre, entusiasmado, sempre buscando comunicar-se com os

Nenhum comentário:

Postar um comentário